Conheça as nossas

Linhas de Pesquisa

cultura_tecidos_vegetais

Cultura de Tecidos Vegetais

A cultura de tecidos vegetais é um conjunto de metodologias de cultivo in vitro de células, tecidos e órgãos vegetais, em condições nutricionais e ambientais controladas, com objetivos específicos. A cultura in vitro apresenta diversas aplicações em nível prático como multiplicação de plantas em larga escala, eliminação de vírus, melhoramento genético, conservação de germoplasma e produção de metabólitos secundários ou especiais. A produção de substâncias de interesse medicinal tem sido obtida em culturas de órgãos ou de células in vitro.
criopreservacao_nitrogenio

Criopreservação

A criopreservação é a conservação de material biológico (células, tecidos ou órgãos viáveis) a temperaturas ultra-baixas, como em nitrogênio líquido (-196°C) ou em nitrogênio na fase de vapor (-150°C). Nessas temperaturas ocorre a interrupção dos processos metabólicos nas células, permitindo a conservação em longo prazo do material vegetal.
molecular

Análises Moleculares

A análise molecular é uma importante etapa para avaliar a eficácia de diversos procedimentos na pesquisa voltada para a área de Bitecnologia Vegetal, podendo ser realizada através do uso de marcadores. Os marcadores moleculares são sequências de DNA facilmente detectadas e monitoradas no genoma através de alterações (também chamadas de polimorfismos) presente entre os nucleotídeos de diferentes indivíduos.
WhatsApp Image 2023-05-15 at 15.19.33

Fitoquímica

A fitoquímica é o estudo das substâncias químicas produzidas pelos vegetais. Tem por objetivo extração, isolamento, purificação e determinação da estrutura química dessas substâncias, que são divididas em grupos químicos, como alcalóides, cumarinas, esteróides, flavonóides, glicosídeos cardioativos, lignanas, óleos essenciais, saponinas, triterpenos, entre outras, muitas delas com importantes atividades biológicas.
Atividade biológica

Atividade Biológica

O Labplan trabalha em colaboração com diversos laboratórios da UERJ e de outras instituições de pesquisa com a finalidade de avaliar o potencial biológico de extratos obtidos a partir dos materiais produzidos in vitro. Diversas atividades têm sido investigadas, como antineoplásica, anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana entre outras, comparando os materiais produzidos in vitro com materiais cultivados in vivo, assim como coletados a campo.
Rolar para cima